Dicionário do Sexo - A
Publicado em 2012-06-29 na categoria Sexionário / Dicionário A-Z




Aborto - Interrupção da gravidez; pode ser provocada voluntariamente com finalidade de interromper a gravidez ou de forma involuntária, provocado por uma anomalia ou disfunção não prevista nem desejada pela mãe (aborto espontâneo).

Abstinência sexual: acto de privar-se temporária ou permanentemente da actividade sexual.

AC-DC: Do termo técnico de eletrônica, original em inglês, que designa corrente alternada e corrente contínua. É uma expressão frequentemente encontrada em anúncios de oferta e procura de parceiros sexuais, que indica bissexualidade.

Acrotomofilia – Atração sexual por mutilados

Activo - diz-se da pessoa que penetra no sexo anal. Esta designação tem origem na ideia sexista de que apenas o homem é provido de sexualidade, sendo por isso a mulher inactiva (passiva) e participando no acto sexual apenas para “servir as necessidades” do homem; a analogia para as relações homo manteve o preconceito de que quem penetra é quem se mexe (o que, dependendo das posições e da vontade das pessoas, muitas vezes não é verdade). A ideia de actividade/passividade também é usada em relações lésbicas, mas geralmente no sentido inverso: quem “se mexe” é quem está a acariciar a parceira. Desaconselhamos o uso desta terminologia por poder originar confusões e, sobretudo, por reforçar e perpetuar preconceitos de base sexista.

Adosculação: Calma, não é xingamento. É a fecundação “sem a cobra entrar na moita”, ops, sem penetração vaginal (vaginal parece nome de remédio, credo). Sabe quando o moçoilo goza entre as coxas da menina e ela tem o “azar” (ou sorte, sei lá) de engravidar? Pois bem, é isso.

Afrodisíaco - Aquelas coisas que a gente realmente acredita que aumentam o tesão, a excitação. A gente acredita tanto que funcionam. Sim, incluindo o rabo de camarão.

Agorafilia - Termo técnico: Tara por fazer sexo em lugares públicos. Traduzindo: Rala e rola em locais como baladas, avenidas, clubes, etc.

Algofilia: Desejo ou necessidade de sentir dor durante a relação sexual.

Amalgatofilia – Fetiche por estátuas, manequins, ou bonecas infláveis.

Amenorréia: ausência de menstruação

Anafrodisia – Redução extrema ou ausẽncia completa de desejo sexual.

Anafrodita - É a pessoa que não tem interesse sexual.

Anagna Ranga: Manual sexual indiano ilustrado do século XV. Seu conteúdo inclui descrições das zonas erógenas de homens e mulheres, o ciclo da paixão erótica segundo as fases da lua e compilações de posições sexuais.

Anal Play: é qualquer prática ou fetiche que esteja ligado ao ânus/reto. O sexo anal em si, enema e fisting fucking são exemplos.

Anal Training: consiste na preparação do ânus para "qualquer trabalho" sexual que ele vá fazer. É para dilatá-lo.

Androfobia: Aversão a homens, ou seja, se um ser do sexo masculino se aproximar ferrou.

Androgénio: Hormona que estimula a actividade dos órgãos sexuais masculinos secundários e promove o desenvolvimento das características sexuais masculinas. Também é produzida em pequenas quantidades em indivíduos do sexo feminino.

Andrógina - pessoa que se sente com uma combinação de características culturais quer masculinas (andro) quer femininas (gyne). Isto quer dizer que uma pessoa andrógina identifica-se e define-se como tendo níveis variáveis de sentimentos e traços comportamentais que são quer masculinos quer femininos.

Andromania – O mesmo que ninfomania.

Andromimetofilia: Atração por pessoas que embora tenham o sexo feminino, representem e se relacionem eroticamente como se fossem homens.

Andropausa - Esta terminologia é utilizada para identificar sintomas de envelhecimento no homem, procurando equiparar ao termo de menopausa (nas mulheres), aproximando-se assim do termo de “menopausa” masculina, no entanto não existe uma etapa estanque do momento em que o homem cessa as suas funções diferenciando-se assim das mulheres, que a partir da menopausa deixam de ser férteis, para além de todo o conjunto de alterações hormonais.

Nos homens a fertilidade mantém-se, no entanto algumas funções podem tornar-se mais evidentes e menos positivas pela diminuição de testosterona, tal como a diminuição do volume testicular, da ejaculação e possíveis disfunções erécteis.

A palavra Andropausa não é conotada cientificamente pelos especialistas, sendo mais correcta a expressão inglesa de “PADAM” (Deficiência Parcial Androgénica do Homem Idoso), o que apenas traduz a diminuição dos androgénios no homem. Logo a palavra Andropausa é apenas utilizada no senso comum.

Anejaculação - Ausência completa de ejaculação, estando conservada a sensação orgástica. A anejaculação deve-se à inexistência da fase de emissão, havendo a fase de expulsão.

Anerastia, Anerosia ou anerotismoRedução extrema ou ausẽncia completa de desejo sexual.

Anfierastia, Anfierotismo e anfifilia: Bissexualidade. Pra que complicar com uma palavra tão feia, não? Muito mais bonito a pessoa dizer que é bissexual e pronto.

Anilinctio: Também anilinctus, anilingus ou anilíngua. Trata-se da estimulação erótica bucal na região do ânus. A sexologia moderna, influenciada pela racionalização de preconceitos morais, vê nessas denominações classificações obsoletas. A idéia de associação do masoquismo ao anilínctio vem da tradição cristã da Idade Média, segundo a qual o diabo exigia a prática como dever ritual dos adeptos do seu culto, que por ela exprimiam sua submissão.

Anorgasmia - Ausência de orgasmo; o mesmo que disfunção orgásmica. Bloqueio da terceira fase do ciclo de resposta sexual (orgasmo), em que há retardo ou incapacidade de atingir o orgasmo, mesmo após excitação preliminar adequada pelo parceiro sexual.

Anticoncepcional - método utilizado pelas mulheres que impede a gravidez (pílula);

Apandria – Aversão a homens

Apetite sexual - Compreende fantasias sexuais e desejo de ter atividade sexual. Também conhecido como desejo sexual, é a primeira fase do ciclo de resposta sexual.

Arco-íris (bandeira do) - Criada como símbolo do orgulho gay e lésbico em São Franciso em 1978 por Gilbert Baker. Foi originalmente o símbolo da Parada Gay da Liberdade de São Franciso de 1978 querendo-se com ela representar a diversidade de uma comunidade LGBT, depois disto o arco-íris e a bandeira do arco-íris foram adoptados como símbolos de todo o movimento LGBT.

Artéria cavernosa - Um vaso que fornece sangue aos corpos cavernosos do pénis.

Assintomático: pessoa infectada que não sente desconforto nem qualquer outro sintoma.

Assumido – Pessoa que não esconde a sua homossexualidade.

Auréola – Lamber o ânus da(o) parceira(o), também conhecida como analingus.

Autoasfixia: Também conhecida como Morte Auto-Erótica, é uma prática que consiste na privação própria de oxigênio para potencializar o orgasmo obtido pela masturbação. Uma variação sobre o mesmo tema, embora bem mais perigosa é a Asfixia Erótica, que é o estrangulamento do parceiro durante o clímax.

Aversão sexual - Transtorno do desejo sexual em que ocorre repulsa sexual extrema, persistente ou recorrente, com evitação do contato sexual.

Avessodomia: Ato sexual entre um homem e uma ave. Em virtude de sua acomodação anatômica, animais como galinhas, gansos, patos e perus são ainda hoje freqüentemente usados em todo o mundo com este objetivo. Termos afins são Bestialidade, que significa sexo entre seres humanos e animais genericamente, e Zoofilia, que tem sentido mais abrangente, incluindo, além do coito, sentimentos de toda complexidade psicoafetiva que pessoas sentem por certos bichos.

Axilismo – Uso das axilas no ato sexual; também conhecido como “Gaita de Fole” ou “Vendaval”.

 

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos

ErosGuia 2012
Desenvolvido por Ideia CRIATIVA