O que é a erotomania?
Publicado em 2013-07-22 na categoria Absex / Comportamentos


A erotomania é um delírio psicótico que nos faz uma pessoa imaginar que é amada por outra pessoa, mesmo depois dessa mesma pessoa já ter manifestado inequivocamente e de uma forma perfeitamente clara a sua rejeição pela outra pessoa.

Trata-se de um distúrbio psicológico grave que leva a pessoa a ignorar um passo necessário para a relação: a sedução do outro.

O principal problema da erotomia (descrita pela primeira vez, em 1921), pelo psiquiatra francês Gaetan Gatian de Clérambault) é que se torna muito persistente e difícil de alterar com factos. Mesmo que a vítima assegure sucessivas vezes que não corresponde ao sentimento, o erotómano poderá inventar razões pelas quais ela não quer admitir o seu amor.

Assim, é habitual que o alvo da atenção do erotómano acabe por se sentir acossado.

Estudos recentes indicam que a doença se manifesta com maior frequência do que se pensava: milhares de pessoas em todo o mundo sofrem de erotomania. O que acontece é que, muitas vezes, não o revelam. Não contam a ninguém, porque sabem que os factos que são do conhecimento público desmentem as suas pretenções.

Assim, ao preservarem a convicção delirante na intimidade, protegem as esperanças de que o desvario seja verdadeiro.

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos

ErosGuia 2012
Desenvolvido por Ideia CRIATIVA